Dobermann - curativo de orelhas


Após a cirurgia de corte de orelhas, alguns cuidados são necessários para que elas fiquem eretas mais rapidamente e paralelas.
Após a retirada dos pontos das orelhas, o que ocorre entre o 7º e o 10º dia após a cirurgia, tem início os curativos visando deixá-las corretas.
Esse procedimento de curativos dura entre 30 e 90 dias, dependendo da cartilagem do filhote e da feitura dos curativos da maneira correta.
Importante fazer alguns lembretes a respeito dos curativos.
1. Renovar os curativos a cada 03 ou 04 dias;
2. Remover o curativo com cuidado utilizando éter ou removex (farmácia humana);
3. Não apertar as extremidades das orelhas, para não interromper o fluxo sanguíneo, o que pode causar a necrose e a perda da ponta das orelhas;
4. Após limpar as orelhas esperar secar bem para refazer;
5. Se a orelha estiver machucada, passe própolis ou qualquer cicatrizante eficaz, e deixe secar para refazer o curativo;
6. Não passe pomadas nas orelhas, pois, caso contrário, o esparadrapo não aderirá;
7. Para ajudar no apronto das orelhas dê uma cápsula de gelatina ao cachorro, diariamente;
8. Se perceber pouco progresso no levantamento das orelhas, você poderá dar condroton injetável ao filhote. Porém, consulte antes o seu veterinário para saber de eventuais contra-indicações do condroton.
9. No caso de demora, você poderá usar outro tipo de curativo. Emende dois "obs" com esparadrapo e introduza no fundo das orelhas do cachorro. Estique bem as orelhas, e com o esparadrapo, dê a volta nas orelhas até cobri-las integralmente, sem apertar muito o esparadrapo (cuidado para não apertar principalmente as extremidades das orelhas). Após fazer o mesmo na outra orelha, coloque o estirante entre as duas da mesma forma do curativo com palitos.

Todas as informações são oriundas do Von Borghen Kennel - Porangaba - São Paulo - Fones: (15) 3257-1081,
(15) 3257-1116, (11) 9906-8599  e-mail: deboralgbp@terra.com.br
Todos os Direitos reservados


 Vídeo de Curativo em orelhas de Doberman

Nenhum comentário:

Postar um comentário